Linhas

O ITHA possui cinco linhas de pesquisa e divulgação: História do Anarquismo, Teoria do Anarquismo, Memória Anarquista, Teoria Libertária e Análise de Conjuntura/Estrutura:

História do Anarquismo

Estudos, mais particulares ou gerais, que levam em conta a história, tanto do pensamento quanto da ação anarquistas, tomando por base episódios em que os anarquistas tiveram participação, mais e menos relevantes, e/ou os próprios autores anarquistas.

Teoria do Anarquismo

Estudos, mais particulares ou gerais, que, com base na história, produzem teoria, tanto do pensamento quanto da ação anarquistas, fundamentando-se em episódios em que os anarquistas tiveram participação, mais e menos relevante, e/ou nos próprios autores anarquistas.

Memória Anarquista

Textos, relatos e entrevistas nos quais se expõem recordações do passado e do presente, envolvendo militantes, episódios e contextos, visando contribuir com uma reconstrução do passado. Não operam dentro dos marcos dos procedimentos metodológicos e críticos das ciências humanas.

Teoria Libertária

Estudos que envolvam método e categorias de análise, teoria social e teoria da história, baseados em material produzido ou não por anarquistas, mas que, de certa maneira, relacionem-se ao pensamento libertário, entendido de maneira ampla, e que permitam compreender adequadamente a realidade passada e presente.

Análise de Conjuntura/Estrutura

Estudos que priorizem a análise de fatos (políticos, econômicos, sociais, etc.) recentes ou de mais longa duração sob uma perspectiva libertária e que contribuam para a elucidação de cenários conjunturais e estruturais.

%d bloggers like this: