Anderson R. P. Corrêa. “Sindicalismo Revolucionário e Anarco-sindicalismo: um estudo dos Congressos Operários no Rio Grande do Sul (1898-1928)”

itha historiaAnderson Romário Pereira Corrêa. “Sindicalismo Revolucionário e Anarco-sindicalismo: um estudo dos Congressos Operários no Rio Grande do Sul (1898-1928)”

Neste artigo, publicado originalmente no periódico Estudios Históricos num. 17, o historiador Anderson R. P. Corrêa investiga a linha política adotada pelos trabalhadores nos congressos operários no Rio Grande do Sul entre 1898 e 1928. Após a definição dos conceitos de Sindicalismo Revolucionário e de Anarco-Sindicalismo, o autor procede a análise das decisões dos congressos operários acerca das linhas em questão. Essa análise permite observar uma fase reformista no início do movimento operário. Um período de influência do Sindicalismo Revolucionário que vai de 1912 a 1920. A partir de 1920 houve um aumento da influência do Anarco-Sindicalismo nos Congressos. Neste último momento, que é caracterizado pela fragmentação e pulverização do movimento operário, é o mesmo da influencia significativa do Anarco-Sindicalismo.

* Baixe o artigo completo aqui: Anderson R. P. Corrêa – Sindicalismo Revolucionário e Anarco-sindicalismo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: