Kauan W. dos Santos. Apontamentos sobre a construção do internacionalismo anarquista e sua disseminação e caráter no sul global: o caso brasileiro em perspectiva (1880-1910)

Kauan W. dos Santos. “Apontamentos sobre a construção do internacionalismo anarquista e sua disseminação e caráter no sul global: o caso brasileiro em perspectiva (1880-1910)”

 

Ancorado nos estudos preocupados em evidenciar os processos históricos em uma perspectiva global e não eurocêntrica, o presente artigo, do historiador Kauan W. dos Santos tem como objetivo traçar aspectos do anarquismo numa perspectiva transnacional, analisando primeiramente a construção do seu internacionalismo tendo como foco posteriormente seu caráter no caso brasileiro (especificamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo). Nesse caso, o esforço do artigo tem duas metas principais: realizar apontamentos que negam tal movimento como estanque da realidade ou como exógeno da realidade brasileira, tentando resgatar os aspectos que ocasionaram sua recepção e sua disseminação no país. E ao mesmo tempo, procuramos responder algumas questões referentes à construção do anarquismo em nível global, considerando outras regiões fora dos centros industriais europeus, fatores imprescindíveis também para a construção teórica e prática do internacionalismo anarquista.

* Baixe o artigo completo aqui: Kauan W. dos Santos – Apontamentos sobre a construção do internacionalismo anarquista e sua disseminação e caráter no sul global: o caso brasileiro em perspectiva (1880-1910)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: