Lucien van der Walt. “(Re)Construindo um Cânone Anarquista e Sindicalista Global”

itha teoriaLucien van der Walt. “(Re)Construindo um Cânone Anarquista e Sindicalista Global: resposta a Robert Graham e Nathan Jun sobre Chama Negra“.

Nesse breve texto, Lucien van der Walt, um dos autores de Black Flame [Chama Negra], debate com dois outros autores sobre a questão do cânone anarquista. Van der Walt apresenta reflexões teórico-metodológicas relevantes para os estudos do anarquismo; propondo uma metodologia histórica e sociológica, ele defende-se das acusações dos outros autores, de que sua abordagem seria restrita e dogmática, e demonstra que, distintamente, ela busca ser global e enfatiza o anarquismo como algo importante para os dias de hoje. Nega o argumento sustentado pelos autores, de que existem vários “anarquismos”, colocando que há, em termos históricos, uma ampla tradição anarquista, que compartilha princípios comuns e que possui em M. Bakunin e P. Kropotkin seus maiores representantes.

Esse texto, junto com outros que o ITHA está traduzindo, assim como a própria tradução do livro Chama Negra, visa proporcionar aos leitores de fala portuguesa o acesso a esse grande debate contemporâneo, central a nosso ver, sobre a teoria e a história do anarquismo.

* Baixe o artigo completo aqui: Lucien van der Walt – Reconstruindo um Cânone Anarquista e Sindicalista Global

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: